25 setembro, 2008

QUEREM INTERNACIONALIZAR A AMAZÔNIA, ENTÃO QUE SE INTERNACIONALIZE O MUNDO

Wagner Ferreira

Durante o State of the World Fórum, evento que reúne desde 1994 representantes de diversos países para discutir ações de cunho social e ambiental no mundo, o ex-governador do Distrito Federal e ex-Ministro da Educação, Senador Cristovam Buarque, foi questionado por um estudante americano numa edição do evento realizada em setembro de 2000 em Nova Iorque.

O ianque perguntou o que pensava o representante do Brasil sobre a internacionalização da Amazônia. O jovem disse que esperava a resposta de um humanista e não de um brasileiro. Cristovam Buarque respondeu com tanta sabedoria que não deu direito à tréplica por parte do perguntador, encerrando a discussão sobre aquele assunto naquele momento.

Assista ao vídeo que foi exibido em uma palestra na The University of Texas - Pan American, em novembro de 2007, e veja a resposta de Buarque. Esta mesma declaração está no livro "100 Discursos Históricos Brasileiros" de Carlos Figueiredo.

15 setembro, 2008

FTC TRAZ EDITORA DA FOLHA ON LINE A SALVADOR

Integrando o projeto Imprensa em Dia, acontece no dia 20 de setembro na FTC Salvador/ Paralela (ver mapa), das 9h às 13h, a palestra com a jornalista Ligia Braslauskas.

Editora de Jornalismo On Line da Folha de São Paulo, Ligia promete abordar diversos temas de interesse da Imprensa, dentre outros: o processo de implantação do sistema digital na Folha; o processo de coleta e atualização das informações; relação com agências de notícias nacionais e internacionais; material produzido para o jornalismo on line e para jornal impresso: formas de remuneração; a interação com o UOL. Após a apresentação será aberto debate com jornalistas.

Inscrições–
Alunos e demais interessados no evento devem enviar seus dados através do imprensa@ftc.br para que seja feita a inscrição. Para estudantes, a palestra poderá servir como atividade complementar à sua graduação, já que todos inscritos receberão certificado.

Ainda na ocasião, será feita a entrega do Certificado de Conclusão do Curso Jornalismo Digital, promovido pela Rede de Ensino FTC para atualização dos profissionais de imprensa.

10 setembro, 2008

A ANTIGA RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E O MAR

Wagner Ferreira

A exposição fotográfica Mar de Homens, exibida no espaço Caixa Cultural em Salvador, aberta ao público até o dia 07 deste mês, mostrou a relação do mar e o homem que vive na costa brasileira, e a utiliza como forma de sobrevivência através da pesca. As fotos foram tiradas ao longo de oito anos de pesquisas feita pelo geógrafo de formação, Roberto Linsker.

Num mapeamento de todo litoral do Brasil, o fotógrafo registrou costumes e hábitos antigos usados na atividade pesqueira, ressaltando a importância desse universo de coisas simples que acontecem à beira-mar.

Quem teve a oportunidade de visitar a exposição, e não se atentou à detalhes, dificilmente soube precisar as datas das fotografias – fotografadas de 1997 a 2004 - todas em preto em branco, e fotografadas com câmeras analógicas. Roberto Linsker utilizou de técnicas antigas do fotojornalismo para que o colorido do nosso litoral não ofuscasse especificidades por ele passada nos registros.

Antes, a mostra passou por Brasília e Rio de Janeiro. Na Bahia, ela faz parte da 3º edição do A gosto da fotografia, evento que promove exposições, palestras e cursos sobre fotografia, além de contemplar o maior número de exposições simultâneas em Salvador e mais nove cidades do estado.

Mais Trabalhos de Roberto Linsker www.terravirgem.com.br

Pingue Pongue:

ROBÔ PESO PESADO

Wagner Ferreira

A harmonia entre homem e máquina esteve presente na 4º edição do Winter Challenge, encontro de robótica promovido pela RoboCore, na cidade de Amparo, em São Paulo.
O homem, o estudante do 10º semestre do curso de Mecatrônica da FTC, Ivanoé Rodowanski, representando a equipe “Qi Elevado”; a máquina, o robô Koshi Hima. Ambos conseguiram a terceira colocação num evento que reuniu mais de 50 robôs, distribuídos em sete categorias. Neste desafio, como a máquina de Ivanoé ainda não fala, cabe ao próprio contar ao informativo Circulador o que aconteceu no evento.

Circulador - O que é o Sumô de Robô?
Ivanoé Rodowanski - É parecido com o Sumô que conhecemos. Ele é disputado numa arena circular, onde os robôs envolvidos no combate tentam tirar o oponente de dentro do círculo, vencendo assim a luta.

C - Como esses robôs sabem que devem permanecer dentro do círculo?
IR - Através de sensores instalados embaixo da máquina. Eles reconhecem as cores preta e branca. O interior do círculo é preto, e os robôs são programados para não ultrapassarem o círculo de cor branca.

Foto:Mara Mércia
O homem e a máquina exibem o troféu

C -
Quais são as categorias disputadas na luta entre robôs?
IR - No Robô Games, por exemplo, são disputadas mais de 50 categorias. Entre as principais estão os robôs de combate e sumô, que podem ser rádio-controlados ou autônomos. Existem também os de controle remoto com o uso de fios, destinados aos estudantes de nível médio. Futebol de robôs e combate de robôs humanóides são outras categorias importantes.

C - Nestes desafios, é possível extrair da tecnologia utilizada nos robôs algum benefício para a vida das pessoas?
IR - A competição é uma forma de os estudantes terem na prática alguns conceitos que futuramente irão utilizar dentro das indústrias. Além disso, a maioria das equipes participantes desenvolve projetos paralelos.